O grupo TAP fechou 2013 com um prejuízo de cerca de 5,9 milhões de euros, uma melhoria em relação às perdas de 42,2 milhões de euros registadas um ano antes, indica o relatório e contas da Parpública.

Segundo o documento, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME Brasil) teve um prejuízo de 41 milhões de euros em 2013, o que representa «uma melhoria expressiva» face às perdas de 50,4 milhões de euros de 2012.

Já a TAP SA, que inclui o negócio da aviação, registou um lucro de 34 milhões de euros em 2013, uma subida de 42% em relação a 2012, completando cinco anos consecutivos de resultados positivos, como já tinha sido anunciado pela companhia aérea.

«A atual situação financeira do Grupo TAP, nomeadamente o seu nível de endividamento, estão, em boa medida, relacionadas com o nível de desempenho da participada TAP ME Brasil e o financiamento das suas necessidades de tesouraria, razão pela qual as perspetivas de evolução do Grupo estão fortemente dependentes da capacidade de recuperação desta», lê-se no relatório.

Já o volume de negócios do grupo TAP aumentou cerca de 2% em 2013 e a fatura com combustíveis baixou 5,4% relativamente ao ano anterior, devido «à descida do preço médio do jet fuel no mercado e ao efeito positivo da valorização cambial do euro face ao dólar».

No documento é referido que «a evolução favorável que se verificou no período, se consolidada, é um fator facilitador de um eventual relançamento do processo de reprivatização, cuja decisão cabe ao Governo».

O Governo recusou, em dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional.

A venda está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que «continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso».

Entretanto, o Governo pediu aos assessores financeiros da privatização uma atualização da avaliação da companhia aérea.