combustíveis combustíveis aliviaram de preço esta semana. As descidas rondam os 1,5 cêntimos no gasóleo e 1 cêntimo na gasolina.

É essa a atualização de valores nos postos de combustível da petrolífera portuguesa Galp Energia, indicou à TVI24 fonte da empresa. BP e Cepsa ainda não responderam, mas o recuo deverá andar mais ou menos na mesma ordem.

O preço médio da gasolina está um pouco acima dos 1,40 euros, acabando por variar ligeiramente entre os vários postos espalhados pelo país (entre as localidades, autoestradas e zonas comerciais). Já o preço do gasóleo anda em torno dos 1,15 euros.

O cálculo dos preços dos combustíveis é feito com base evolução das cotações do petróleo nos mercados internacionais na semana anterior (e entra também para o valor final pago pelos consumidores os impostos a pagar). 

Conforme podemos atestar no gráfico da Reuters, de facto a última semana ficou assinalada por um recuo nos preços do Brent, o barril negociado em Londres e que serve de referência para Portugal.