A semana arrancou com novos aumentos nos preços dos combustíveis. Os preços da gasolina e do gasóleo subiram até três centimos nas principais marcas. Já nas gasolineiras low cost, a subida ronda 2,5 cêntimos. 

De acordo com dados do setor, em janeiro, um litro de gasolina custava 1,36 cêntimos e um litro de gasóleo 1,08 euros.

Fazendo as contas, abastecer o depósito custa agora mais 7,5 cêntimos no caso da gasolina e mais 9 cêntimos no caso do diesel.

Os preços refletem semanalmente a variação do preço do petróleo nos mercados internacionais. O Brent negociado em Londres, que é aquele que serve de referência para Portugal, está hoje a desvalorizar cerca de 1%, estando ainda no patamar dos 48 dólares por barril. 

O Governo reviu há duas semanas o Imposto sobre os Combustíveis, que baixou um cêntimo, mas logo na semana seguinte essa descida acabou por não ter efeitos nos preços dos combustíveis, já que a evolução das cotações do petróleo acabou por pesar mais. 

Entretanto, depois de anunciados os descontos no gasóleo profissional para as transportadoras em postos da fronteira portuguesa, o Governo explicou que este combustível será 10 cêntimos mais barato com o limite comunitário. A promessa é alargar os descontos a todo o país até 2017.