O gasóleo profissional fica mais barato a partir do dia 15 de setembro, em quatro zonas de fronteira. Os preços baixam para o valor praticado no território espanhol.

A lei entrou em vigor a 23 de agosto, mas o desconto de 13 cêntimos nas zonas fronteiriças de Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Elvas e Vila Verde de Ficalho (Serpa) começará só agora a ser aplicado.

O que significa que o preço base para os transportadores de mercadorias será o mesmo que existe no mercado espanhol"

Garantia do ministro-adjunto Eduardo Cabrita, que falava aos jornalistas no final da sessão solene do feriado municipal de Arganil, adiantando que a medida tem vindo a ser tratada com as associações do setor, "que participaram neste trabalho, desde a aprovação do Orçamento do Estado, que permitiu transformar algo que era um problema numa oportunidade, na sequência da aprovação da lei sobre gasóleo profissional, que acabou de ser publicada".

O governante anunciou ainda para o final do mês a apresentação do plano de ação de combate à interioridade, que está a cargo da unidade de missão criada em março, coordenada por Helena Freitas.

Durante a sua intervenção, Eduardo Cabrita mostrou confiança no potencial da atividade empresarial "daquilo que é a capacidade de afirmar a competitividade e olhar para o interior como uma oportunidade de proximidade ao mercado ibérico e ao mercado europeu".

"Estamos na fase final, dentro do nosso calendário, de elaboração desse plano de ação, e até final do mês apresentaremos um conjunto estruturado de medidas, promovendo a valorização do interior com intervenção em várias áreas, quer de promoção do exercício de atividade profissional, de funções de natureza pública, quer de apoio à formação das empresas e promoção de domínios como a atividade florestal", adiantou, citado pela Lusa.