A partir das 24:00 de domingo o preço dos combustíveis vai subir.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar entre dois a três cêntimos mais caros, apurou a TVI.
Os combustíveis simples, que também vão subir, estão disponíveis desde esta sexta-feira nos postos de abastecimento. Custam, em média, menos dois cêntimos do que o combustível normal.

Significa isto, comparando com o preço dos low-cost, que este últimos continuam a ser mais baratos que os simples, em cerca de uma média de oito cêntimos.

Para por em prática a nova legislação, a Galp deixou de vender a sua gama de combustíveis premium - aditivados e mais caros -, onde agora são disponibilizados os combustíveis simples, mantendo o gasóleo e gasolina 95 dito normal. 

Já a BP, a Cepsa e a Repsol optaram por outra estratégia: disponibilizar exclusivamente os seus produtos premium, garantindo assim os compromissos de qualidade com os seus clientes, complementando a oferta com os produtos simples, em cumprimento com a legislação em vigor. 

A lei dos combustíveis simples não coloca quaisquer restrições à comercialização de combustíveis aditivados, contudo, e como forma de salvaguardar o direito de informação aos consumidores, os postos estão obrigados a indicar o tipo de aditivos incorporados nos combustíveis.