O preço de venda de casas em Portugal Continental valorizou ligeiramente, no final de 2013, segundo dados de dezembro do Índice Confidencial Imobiliário (ICi), assente em informações de empresas imobiliárias.

Os preços subiram 0,4% em dezembro de 2013 face ao mês anterior, e a taxa de variação homóloga foi a melhor registada ao longo de todo o ano.

«Apesar de os preços das casas continuarem a apresentar uma desvalorização de 1,3% face a dezembro de 2012, esta queda é bastante mais suavizada do que a que se apresentava no início do ano, em relação à qual apresentou uma melhoria de 2 pontos percentuais», lê-se na informação divulgada esta segunda-feira.

As casas novas apresentaram uma valorização mensal de preços de 0,6%, enquanto em comparação com o mesmo mês de 2012 a subida foi de 0,4%.

Os preços das casas usadas mantiveram-se em terreno negativo face ao mesmo período de 2012 (-2,5%), mas na comparação mensal, com novembro de 2013, a valorização foi de 0,2%.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), o último mês de 2013 registou uma queda nos preços das casas, com uma descida mensal de 0,2%, no Algarve a diminuição dos valores foi de 0,3% face a novembro.

O ICi recorre à informação disponível no portal LardoceLar.com, que agrega a carteira de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta total acumulada de cerca de 500 mil imóveis.