As Finanças reduziram o prazo médio de reembolso de IRS de 36 para 23 dias, sendo que quem submeteu a declaração automática recebeu o acerto de contas em menos de duas semanas. O ministério de Mário Centeno divulgou hoje o balanço da campanha de IRS de 2016, entregue este ano, por todos os contribuintes, entre o início de abril e o final de maio. Para além do acerto de contas ter sido mais rápido, os reembolsos também foram mais chorudos. E o Governo conseguiu cumprir a promessa de reembolsos em menos de um mês.

O IRS 2016 registou um prazo médio de reembolso de 23 dias, sendo que no caso particular do 'IRS Automático' o prazo médio registado foi de apenas 12 dias. Estes números comparam com o prazo médio de 36 dias registados no ano passado e os 30 dias no ano anterior".

Em comunicado, as Finanças adiantam que, até 31 de agosto, foram processadas 5.161.700 declarações de IRS, mais 162 mil que em igual período do ano passado.

Foram liquidadas mais declarações em cada um dos cinco escalões em vigor,  exceto no primeiro.

Quantos receberam e quantos pagaram?

Do total de declarações, 2,6 milhões deram origem a reembolso: 2,56 mil milhões de euros foram devolvidos aos contribuintes. Foram mais 159 milhões de euros que no ano anterior. O montante de reembolso médio situou-se, por isso, nos 997€.

Houve também 1,77 milhões de declarações de IRS que não originaram nem reembolso nem nota de cobrança. Ou seja, os contribuintes não recebem, mas também não têm de pagar.

Já 829 mil não tiveram a mesma sorte e tiveram de pagar, num valor global de 1,38 mil milhões de euros. Quem teve de pagar - e o prazo venceu a 31 de agosto -  teve de pagar mais 182 milhões de euros, no total, que no ano anterior.

Adesão ao IRS automático

A possibilidade de os contribuintes optarem - nem todos - pelo IRS Automático abrangeu mais de 806 mil contribuintes. Isso ajudou à "redução significativa do prazo médio de reembolso", notam as Finanças.

Já as reclamações relativas às deduções à coleta também caíram, neste caso de 17.130 processos para 2.273 processos relativos ao IRS 2016, que foi liquidado este ano.

Legenda

Veja também: