O concurso de vinhos «Portugal Wine Trophy», que decorreu pela primeira vez em Portugal, distinguiu com o «Grande Ouro» sete vinhos, quatro dos quais produzidos no Douro, anunciou hoje a organização.

O «Portugal Wine Trophy» foi organizado pela Deutsche Wein Marketing GmbH (DWM), teve o patronato da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e o apoio da Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia, onde decorreu o concurso.

Entre os cerca de mil vinhos concurso de 21 países, foram ainda distinguidos com o «Grande Ouro» néctares produzidos na Alemanha, Áustria e Itália.

Entre os premiados, destaca-se o vinho La Rosa Reserve Tinto que foi considerado «Best Portuguese Wine», o vinho português mais pontuado.

Este produtor da Região Demarcada do Douro vai participar no «Asia Wine Trophy», na Coreia do Sul, com todas as despesas asseguradas, assim como no Food & Wine Festival em Daejeon.

Também a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, que conquistou o prémio de Melhor Produtor acima de 25 hectares, e a Quinta da Raza, que foi consagrada com o prémio de Melhor Produtor abaixo de 25 hectares, poderão participar nestes concursos com as mesmas regalias.

O painel de júris foi constituído por 50 especialistas internacionais, espalhados por sete grupo, e presidido pelo português Bianchi de Aguiar.

Foram ainda atribuídas 228 medalhas de Ouro e 71 de Prata, tendo sido medalhados no total 306 vinhos dos 1.019 em concurso. Dos vinhos distinguidos, 108 são portugueses.