A Autoridade Nacional de Comunicações, mais conhecida por ANACOM, vem facilitar a vida a quem tem contratos de televisão, internet e telefone, por exemplo, com o novo Portal do Consumidor. As telecomunicações são dos setores que mais dores de cabeça causam aos consumidores e, por isso, um grande alvo de reclamações. Daí que mais vale saber tim-tim por tim-tim o que está em causa nos contratos e saber como agir quando algo corre mal.

Foi lançado precisamente agora, 23 de setembro, é compatível com a navegação em dispositivos móveis e, mais importante do que tudo, até minutas para reclamar disponibiliza, ao mesmo tempo que quem se sente lesado pode apresentar a queixa logo ali.

Mas não só: dá para simular e comparar tarifários, através do COM.escolha, o que pode ajudar os consumidores a fazerem melhores opções entre as ofertas de serviços disponíveis no mercado.

Com a Internet a estar cada vez mais presente em casa, no trabalho e nas ruas, o mesmo portal permite testar a velocidade real das ligações e compará-las com aquela que foi contratada pelo cliente ao operador. Tudo através do NET.mede mas, para isso, é preciso ter a tecnologia Java instalada.

É ainda possível consultar os guias do consumidor, aceder a dicas para resolver problemas, esclarecer dúvidas e conhecer direitos sobre os serviços (televisão, Internet, telefone, TDT e serviços postais).

A página tem ainda disponíveis links e contactos úteis, bem como um glossário que ajuda o consumidor a compreender melhor a linguagem do setor das comunicações.

(Página da Internet do Portal do Consumidor)

O novo portal é compatível com a navegação em dispositivos móveis.