Viajar entre Porto e Quintanilha, em Bragança, pela A4  vai custar 7,30 euros, a partir de domingo, quando a autoestrada do Marão vai abrir ao trânsito.

A autoestrada, que vai ligar Amarante a Vila Real e eliminar a barreira mítica da serra do Marão, tem 30 quilómetros e conclui a ligação entre o Porto e a fronteira.

As portagens no Túnel do Marão vão custar entre os 1,95 euros para os veículos classe 1 e os 4,90 para os de classe 4, segundo foi anunciado em abril: 1,95 euros para veículos de classe 1, de 3,40 euros para a classe 2, 4,40 (classe 3) e 4,90 (classe 4).

A autoestrada é inaugurada este sábado e entra em funcionamento no domingo à meia-noite, sete anos depois do início da obra.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de Trás-os-Montes e do Douro, garantir a mobilidade em melhores condições e segurança e permitir a redução do tempo de percurso entre o interior e o litoral e da sinistralidade rodoviária.

A autoestrada do Marão é uma alternativa ao IP4, uma estrada de montanha que foi cenário de muitos e graves acidentes.

Esta que é a maior obra pública dos últimos tempos em Portugal, já que representa um investimento global de 400 milhões de euros.