A Comissão Europeia vai atribuir bolsas de financiamento a Pequenas e Médias Empresas (PME), selecionadas entre os 28 Estados-membros, no âmbito do Programa Horizonte 2020. Seis empresas portuguesas vão receber 50 mil euros para estudos de viabilidade.
 
As empresas nacionais Bluecover Technologies, Stab Vida, UBQ – unidade Química, Unbabel, Xhockware eYnvisible, estão entre as 119 empresas selecionadas para receber de financiamento comunitário para os seus projetos. A cada uma caberá 500 mil euros para estudos de viabilidade.
 
No total, Bruxelas vai despender 117 milhões de euros para financiar as atividades de 277 empresas europeias. Outros 108 milhões de euros serão usados para promover a inovação e novos planos de negócio de 78 PME, de 18 Estados-membros.
 
Programa Horizonte 2020 está orientado para o apoio financeiro à investigação e a inovação em PMES europeias. As bolsas são sempre concedidas mediante concurso e avaliação das propostas apresentadas.
 
No âmbito do mesmo programa, Bruxelas anunciou uma iniciativa-piloto, a decorrer este ano, que doará 200 milhões de euros para promover a entrada de novas ideias no mercado. As propostas podem ser submetidas em três fases: até 29 de Abril, 1 de Setembro e 1 de Dezembro.