Há uma nova bolsa de emprego para engenheiros e enfermeiros na Internet, que entra em funcionamento esta quinta-feira, numa iniciativa das duas ordens, da Fundação Gulbenkian e do Alto Comissariado para as Migrações.

Plataforma de Mobilidade Profissional Global  destina-se, assim, a “apoiar a contratação de portugueses com elevado grau de qualificação através da divulgação de oportunidades de trabalho em Portugal e no exterior”, segundo um comunicado da Ordem dos Engenheiros,

Numa fase inicial, a página vai receber candidaturas de migrantes licenciados ou pós-graduados em Engenharia e Enfermagem que estejam à procura de emprego, mas também de empresas nacionais e internacionais que precisem daqueles profissionais.

A plataforma acabará por integrar “múltiplas áreas de especialização profissional”, mas arranca agora apenas destinada a engenheiros e enfermeiros, funcionando “como uma bolsa de emprego e oportunidades”.

Ao mesmo tempo, pretende-se fomentar a ligação e o contacto entre profissionais residentes em Portugal e no estrangeiro, bem como o contacto entre empregadores e profissionais, acompanhar os profissionais portugueses onde quer que estejam, promover a realização de estudos e debates e conhecer os recursos humanos qualificados, as suas competências e percursos.

Acrescenta a Ordem dos Engenheiros que a iniciativa permite o registo do percurso dos profissionais portugueses, onde quer que trabalhem.