Abastecer o carro vai voltar a ficar mais caro a partir desta segunda-feira. Ao que a TVI apurou a gasolina simples sobe dois cêntimos por litro e para quem abastece o carro com gasóleo deve pagar mais 0,5 cêntimos por litro esta segunda-feira.

Cotações suportadas no otimismo que se viveu quase toda a semana nas bolsas mundiais e que o desfecho do referendo no Reino Unido acabou por não atenuar, mesmo com o preço da matéria-prima a cair cerca de 5% no fecho de sexta-feira. E  Londres, o Brent que serve de referência para as importações portuguesa chegou a valor pouco mais de 48 dólares por barril, depois de chegar a cotar acima dos 51 dólares no início da semana.

Evolução do preço do petróleo em Londres na última semana (Reuters)

O otimismo desvaneceu-se com o "leave" a vencer mas os dados já la estavam. De resto, os preços de referência, que servem de base ao valor que cada um de nós paga pelo litro de combustível, já vinham a relevar uma tendência de alta desde segunda-feira, dia 20 de junho. De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis, o preço de referência da gasolina iniciou a semana nos 1,26 euros por litro e chegou aos 1,28 euros este sábado. Já no que toca ao gasóleo, o preço de referência começou a semana nos 1,03 euros por litro e este sábado estava 1,04 euros.

Na última semana o preço médio da gasolina 95 nos postos de abastecimento no Continente foi de 1,46 euros por litro. Enquanto o preço do gasóleo ficou, em média, nos 1,21 euros por litro. Valores que, em média, serão mais elevados já manhã.