O número de reclamações dos clientes às seguradoras caiu 5% no ano passado quando comparado com 2013, atingindo os 26 mil pedidos, revelou esta quarta-feira a Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Pedro Seixas Vale, presidente da APS, afirma que os dados obtidos junto das seguradoras "indicam que houve uma redução das reclamações, bem como se reduziu os casos em que a reclamação tinha razão de ser".

Numa conferência de imprensa destinada a anunciar a evolução do setor segurador em 2014, o presidente da APS refere também que, das 26 mil reclamações, houve uma em cada mil contratos, sendo que 50% estavam ligadas a sinistros.

"As reclamações nas seguradoras têm vindo a cair com relativa regularidade desde 2010, atingindo os 12%", adianta Miguel Guimarães, também da APS.


O estudo promovido pela associação refere igualmente que menos de um terço (31,5%) destas reclamações têm uma apreciação favorável ao reclamante, "uma parcela que tem vindo a decrescer sistematicamente".

Os dados adiantam que se registou ainda a redução do prazo médio de resposta a estas reclamações, passando para os 7,4 dias, quando em 2013 era de 9,8 dias.

O ramo Automóvel, um setor com algum conflito, viu as reclamações caírem 12% no ano passado quando comparado com 2013, enquanto que se analisado por tipo de reclamação, o que mais aumentou foram as queixas sobre o atendimento, com 66,3%.