A aguarela L'enfance d'Ubu, pintada por Joan Miró em 1953, vai a leilão a 28 de maio, no Porto, com um valor base de 50 mil euros, anunciou hoje a leiloeira P55.

De acordo com aquela leiloeira do Porto, a obra vai à praça num leilão cujo valor global ascende a 500 mil euros em peças de arte e antiguidades como porcelanas da Companhia das Índias.

Em fevereiro deste ano, a P55 ofereceu-se para leiloar a coleção de 85 obras de Joan Miró que estão na posse do Estado português e cuja venda está a ser organizada pela Christies, em Londres, mas já foi adiada por duas vezes.

Na altura, a leiloeira do Porto defendeu que o leilão das obras de Miró avaliadas em 35 milhões de euros deveria ser organizado por uma empresa portuguesa para ajudar a economia do país.

"L'enfance d'Ubu", de Joan Miró, que irá no dia 28 de maio a leilão, é uma aguarela a lápis de cor, assinada pelo pintor.

Ainda na pintura, vão ser lavadas à praça uma obra do pintor islandês pós-modernista, Guðmundur Guðmundsson, mais conhecido por Erró, e um guache sobre papel, assinado com iniciais da pintora e designer russo-francesa Sónia Delaunay.

A porcelana da Companhia das Índias estará representada 30 peças da China do século XVIII.