A operadora francesa Altice está a ponderar fazer uma oferta de compra da Portugal Telecom e desfazer a fusão do grupo português com a brasileira Oi, adianta a agência Bloomberg. A empresa, do bilionário Patrick Drahi, pretende chegar a um acordo com a Portugal Telecom nas próximas semanas.

A notícia tinha sido avançada pela revista brasileira Veja. A investida dos franceses sobre a PT Portugal estará, segundo a revista, dependente de outro negócio. A Italiana TIM e a brasileira Oi preparam-se para explorar o mercado brasileiro, juntas.

Após a fusão com a Oi, a portuguesa ficou com 25% da brasileira, mas corre o risco de ser apenas uma acionista de referência. A PT saiu mal na relação com os brasileiros depois do investimento ruinoso de 900 milhões de euros na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo.

Zeinal Bava pode também estar de saída da presidência da Oi.

Para já, são apenas notícias, mas já fizeram com que disparassem as ações da PT na Bolsa de Lisboa. Chegaram a trepar quase 8%, e fecharam a subir 4,8%, fixando o preço nos 1,63 euros.

A Altice é dona da Cabovisão e da Oni. A avançar, significa o fim do projeto luso-brasileiro que estava subjacente à fusão entre a portuguesa e a brasileira.