A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2016 será apresentada  esta sexta-feira em conferência de imprensa, no Ministério das Finanças, após ser entregue formalmente na Assembleia da República pelo ministro Mário Centeno.

Segundo a Lusa, a proposta de OE vai ser aprovada esta quinta-feira num conselho de Ministros que não tem ainda hora para terminar, apesar de ter começado as 9:30. Fonte sublinhou que não haverá qualquer "briefing" com membros do executivo, tal como tem sido prática habitual nos últimos anos.

As linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2016 foram apresentadas aos partidos pelo ministro das Finanças na quarta-feira na Assembleia da República.

No final dessa série de reuniões, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, manifestou-se confiante que a proposta orçamental do executivo será aprovada sem problemas, "quer na frente interna [pelo PCP, Bloco de Esquerda e PEV], quer na frente externa [pela Comissão Europeia]".

Ao longo dos últimos dias decorreram negociações técnicas e políticas entre elementos dos executivos de Bruxelas e de Lisboa, estando previsto que na sexta-feira a Comissão Europeia emita o seu parecer formal em relação à proposta orçamental do Governo.

O colégio da Comissão Europeia agendou uma reunião extraordinária para esta sexta-feira para tomar uma decisão sobre o esboço de plano de Orçamento de Estado para 2016 apresentado por Portugal, anunciou o porta-voz do executivo comunitário.