A associação dos lesados do extinto BES garantiu, este domingo, que vai manter os protestos na rua e à porta do Novo Banco, enquanto as autoridades “continuarem a mentir e a fugir às suas responsabilidades”.

Depois de na sexta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, ter sido ouvido no Parlamento sobre o caso Banco Espírito Santo, hoje a Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) insiste, em comunicado, que o Banco de Portugal tem de assumir as suas responsabilidades quanto ao reembolso das poupanças desses lesados.

Carlos Costa disse na sexta-feira que as responsabilidades pelos lesados do papel comercial do BES não podem ser atribuídas ao Novo Banco mas sim ao próprio BES. O governador disse ainda que a autoridade que deve de encontrar uma solução para os lesados do BES é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e não a entidade que dirige.

No entender da AIEPC, Carlos Costa “não falou verdade aos deputados” e “uma vez mais fugiu às suas responsabilidades objetivas”.

Foi o BdP que em 2013 empurrou o “lixo financeiro do ex-BES (hoje Novo Banco) para a carteira dos clientes com algumas das decisões tomadas”, e que teve conhecimento da falsificação das contas do banco e do grupo financeiro e não deu conhecimento ao mercado e aos clientes, acusam os lesados no comunicado, que é citado pela Lusa.

E acusam ainda o BdP e o Novo Banco de ter, durante largos meses, assumido e garantido o reembolso integral do papel comercial aos clientes do BES/Novo Banco, e de ter repetido, na pessoa do seu governador, o empenho na apresentação de uma solução, e não a CMVM.

“Fica-lhes muito, muito mal este ´sacudir a água do capote´” e o primeiro ato público de Carlos Costa de recondução no cargo de governador foi “um mau prenúncio do futuro”: "A todos fica mal a mentira, mas a uns com certeza mais do que a outros”.


No comunicado, a AIEPC apela à CMVM para que “uma vez mais de forma imediata, clara, expressa, fundamentada e inequívoca reafirme de forma incondicional a razão legal e moral que assiste aos clientes lesados do papel comercial no reembolso das poupanças” pelo Novo Banco.