Um comprador anónimo conquistou um novo recorde em Nova Iorque ao pagar mais de 100 milhões de dólares americanos, cerca de 86 milhões de euros, por um apartamento com vista para o Central Park composto pelos dois andares superiores do luxuoso condomínio One57.

Inaugurado há poucos meses, o One57 é um luxuoso arranha-céus da prestigiada «Billionaire's Row» com 306 metros e 90 andares projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc. A maior parte dos condóminos são estrangeiros, e entre eles constam poderosos nomes do mundo da moda como Lawrence Stroll e Silas Chou.

Entre outras mordomias, segundo o site oficial, os apartamentos contam com generosos espaços com vistas incomparáveis, casas-de-banho em mármore italiano, e até uma biblioteca.

 
Esta notícia surge na mesma altura em que a Oxfam publicou um relatório onde conclui que caso não seja invertida a tendência, em 2015 a percentagem de 1% das pessoas mais ricas superará a riqueza da restante população mundial.

De acordo com o site Streeteasy o recorde anterior foi conquistado em 2012 por Ekaterina Rybolovleva, filha de um bilionário russo, que comprou um apartamento no 15 Central Park West por $88 milhões, mais de 75 milhões de euros.

No entanto, dados posteriores apontam para uma compra superior, também no One57, por Bill Ackman, que terá despendido $90 milhões de dólares, um montante que supera os 77 milhões de euros.