O Banco Central está a preparar o lançamento de uma nova nota de 50 euros. A nova série será lançada no próximo dia 5 de Julho e deve entrar em circulação na primavera de 2017, anunciou a instituição em comunicado.

As fabricantes de notas, as associações industriais e o Banco Central Europeu assinaram um memorando de entendimento para que haja um compromisso no sentido de assegurarem que todos os equipamentos estão preparados para aceitar e reconhecer a nova nota na data prevista.

Os signatários ficam ainda comprometidos com a responsabilidade de informaram clientes, parceiros, empregados e acionistas da entrada no mercado da nova nota.

 Nós – o Eurosistema e os nossos parceiros na indústria – há muito que começamos a preparar a introdução da nova nota, para a assegurar que os negócios estão preparados para que as pessoas possa utilizar a nova nota em qualquer local, de uma forma tranquila, a partir do dia em que ela entrar em circulação”, disse Ton Roos, responsável pela área dentro do Banco Central Europeu, citado no comunicado do BCE.

A nota de 50 euros é a mais utilizada de todas as notas no sistema. Mais de oito mil milhões das notas em circulação são de 50 euros, cerca de 45% do total.

Desde abril que os bancos centrais dos vários países do euro estão a disponibilizar, aos produtores de equipamentos, a possibilidade de levarem a cabo testes com a nova nota de 50 euros, dentro das instalações dos bancos centrais. A partir de Julho, estas empresas poderão realizar os testes nas suas instalações.