O Banco Central Europeu (BCE) começa esta terça-feira a divulgar junto dos empresários as características da nova nota de 20 euros, que entra em circulação a 25 de novembro, e vai distribuir 2,8 milhões de folhetos informativos.

“A partir de 13 de outubro de 2015, o Eurosistema enviará folhetos a mais de 2,8 milhões de estabelecimentos comerciais e pequenas empresas em todos os países da área do euro”, informa o BCE em comunicado.


A instituição presidida por Mario Draghi deixa ainda um aviso aos empresários: “As empresas devem assegurar que o equipamento que utilizam para o processamento e autenticação de notas aceita a nova nota”.

O folheto apresenta os passos necessários com vista à adaptação do equipamento para que possa aceitar a nova nota de 20 euros, bem como o calendário de lançamento da nota.

Além dos elementos de segurança já conhecidos, como o holograma, a marca de água e o número esmeralda, a nova nota de 20 euros apresenta um elemento de segurança inovador: a janela com retrato que a torna ainda mais segura.

A nota foi apresentada em primeira mão a 24 de fevereiro na sede do BCE, em Frankfurt, na Alemanha.