A espanhola Telefónica anunciou esta terça-feira ter elevado a sua participação na Telecom Italia para 46% através de um investimento de 440 milhões de euros através do consórcio que controla, a Telco.

Segundo o seu comunicado à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), o aumento de capital será feito em dois troços (primeiro de 323 milhões de euros e depois de 117 milhões), alcançando 70% dos direitos económicos mas mantendo os direitos políticos.

A Telco, que controla 22,45% da operadora italiana, é participada pela Telefonica (46,18%), pela Generali (30,58%) e pelos bancos italianos Intensa Sampaolo e Mediobanca, com 11,62% cada um.

A Telefónica subscreveu e desembolsou um aumento de capital na Telco, através de um investimento de 323,77 milhões de euros, recebendo ações sem direito de voto.

Como resultado dessa ampliação de capital, a participação da Telefónica no capital com direito de voto de Telco manteve-se inalterada, em 46,18%, tendo a participação económica aumentado para 66%.