José Maria Ricciardi decidiu vender a quase totalidade das suas ações do Banco Espírito Santo.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários, o banco informa que José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi alienou 41.900 ações do BES, ao preço médio de 0,86 euros.

Após a transação, Ricciardi fica com apenas 100 ações do banco.

Ricardo Salgado deixa cair Morais Pires.

Na semana passada o Espírito Santo Financial Group (ESFG)tinha anunciado que Ricciardi batia com a porta, renunciando ao cargo de administrador, uma medida com «efeitos imediatos».

«Tendo prevalecido um projeto alternativo [no BES] para o qual não fui chamado a intervir, não se justifica que continue a participar nos órgãos sociais das empresas do Grupo [GES], mas impõe-se, sim, que me dedique em exclusivo ao programa de futuro traçado pelo Banco Espírito Santo de Investimento, que já mereceu a adesão de princípio do Banco de Portugal», anunciou o gestor numa declaração enviada à comunicação social.

E reforçou: «Posso contribuir de forma mais incisiva para a estabilidade e valorização do Grupo, concentrando toda a minha atividade no projeto de aumento de capital e consequente expansão do banco de investimento a que presido».

No mesmo comunicado, Ricciardi tornou público que teve a possibilidade de passar a liderar o setor financeiro do GES (que conta com o BES e a seguradora Tranquilidade entre os principais ativos), algo que recusou, ao mesmo tempo que deu conta de que não participou na elaboração do novo modelo de governação do banco proposto a 20 de junho último pelo principal acionista, o Espírito Santo Financial Group (ESFG).

Já Ricardo Salgado comprou mais de 1,5 milhões de ações do banco no âmbito da recente operação de aumento de capital do BES.O líder histórico do BES passa assim a deter 5,3 milhões de ações do banco.

Ricardo Salgado renuncia à presidência do BES Investimento

Por sua vez, o Banco Espírito Santo de Investimento anunciou, na terça-feira, que Ricardo Salgado renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração do banco.

Segundo a Lusa, o anúncio foi feito num comunicado do BES Investimento (BESI) enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 4.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A. ("Banco") informa que o Senhor Dr. Ricardo Espírito Santo Silva Salgado apresentou a sua renúncia ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Banco», lê-se no comunicado enviado à CMVM.