O Terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA) registou em julho um crescimento de cerca de 12,3% no número de contentores movimentados comparativamente com o período homólogo em 2012, informou o Porto de Lisboa.

O Porto de Lisboa salientou ainda que, no mesmo mês, o TCSA registou um crescimento de 8,4% na quantidade de TEU (medida que equivale a um contentor de 20 pés, de tamanho médio).

De acordo com a empresa, citada pela Lusa, foram movimentados em julho aproximadamente 13.700 contentores, uma média de 440 por dia, correspondendo a mais de 19.000 TEU.

«Em termos acumulados, tanto o Terminal de Contentores de Santa Apolónia como o Terminal de Contentores de Alcântara tiveram valores de tráfego, no que respeita à quantidade de contentores, superiores ao mesmo período em 2012», destacou a empresa.

A dimensão média dos navios porta-contentores que escalaram o Porto de Lisboa entre janeiro e julho também tem vindo a aumentar, com um crescimento de 7,3% do gross tonnage (GT, medida do volume interno/capacidade de um navio), com um aumento do GT total, com mais 1,7% quando comparado com o mesmo período de 2012.