O ex-administrador financeiro do BES Amílcar Morais Pires renunciou ao cargo de administrador não executivo da seguradora BES Vida, segundo informação comunicada esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«Para os efeitos estabelecidos na alínea a) do Artigo 3º do Regulamento da CMVM nº 5/2008, a BES Vida, Companhia de Seguros, S.A. informa que o senhor Amílcar Carlos Ferreira de Morais Pires renunciou às funções de administrador não executivo com efeitos desde o passado dia 23 de julho de 2014», lê-se na nota enviada ao regulador dos mercados financeiros.

O ex-administrador financeiro do BES, tido como braço direito de Ricardo Salgado, tem vindo a sair dos vários cargos que desempenhava, tendo sido conhecido na segunda-feira que renunciou ao cargo de vogal do conselho de administração do BES Investimento (BESI).

Já hoje foi conhecido que não existirão representantes do BES no conselho de administração da nova empresa resultante da fusão entre a Portugal Telecom e a Oi, Inicialmente, esses lugares eram para ser ocupados por José Maria

Ricciardi e Amílcar Morais Pires.

Morais Pires chegou a ser apontado para substituir Ricardo Salgado na presidência do BES, mas entretanto foi anunciado o nome do economista Vítor Bento para aquela função, que já ocupa o cargo desde há duas semanas, quando a administração liderada por Ricardo Salgado, e da qual Morais Pires fazia parte, foi substituída pela gestão atual.

Além de Vítor Bento, João Moreira Rato é o novo administrador financeiro e José Honório vice-presidente.