A turista britânica Cristina McGrory foi esta quarta-feira homenageada pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira pela sua 150.ª visita à região.

Cristina McGrory recebeu um certificado assinalando o acontecimento e várias lembranças regionais.

A cidadã do Reino Unido visitou a Madeira pela primeira vez em 1969 por motivos de saúde, numa época em que a região era muito procurada por motivos terapêuticos.

«As pessoas fizeram-me sentir como se estivesse em casa e, então, e sentia sempre a vontade de voltar», contou.

«A Madeira é a minha segunda casa, sinto-me muito feliz aqui, gosto das pessoas, da ilha e da sua segurança», disse à comunicação social.

Cristina vai várias vezes ao ano à Madeira, onde se hospedava no hotel Savoy. Com a demolição da unidade, passou para o Madeira Regency.

«A Madeira mudou muito desde então», afirmou, lembrando que em 1969 «não havia marina, os barcos ficavam ao largo, o aeroporto era pequeno, as lojas eram poucas».

Nesta sua 150.ª visita, Cristina ficará por duas semanas, mas voltará em novembro e em janeiro de 2015.

Para a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, esta «é uma situação muito excecional»: «A Cristina vem aqui muitas vezes, já a conheço há muitos anos e é de facto raro esta quantidade de vezes, mas penso que, no futuro, vamos ter mais pessoas nestas situações, o que é altamente recomendável e merece o nosso reconhecimento».

Entre 2007 e 2014, a secretaria regional já distinguiu 54 turistas maioritariamente britânicos e alemães.