O Banco Santander Totta registou lucros de 30,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, menos 50,6% que no mesmo período de 2012.

«Podemos dizer que temos uma sólida geração de resultados, temos os custos controlados e estamos bem provisionados», destacou o presidente do banco, António Vieira Monteiro, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados.

Citado pela Lusa, Vieira Monteiro antecipou que «os resultados continuarão a ser positivos até ao final do ano», apontando para a economia que «está a dar sinais de algum crescimento. Ainda ténues, mas positivos».

O banqueiro admitiu, porém, que os resultados do Totta no conjunto deste ano não serão tão fortes como no ano passado, devido aos fatores extraordinários que permitiram engordar os lucros de 2012 (através de uma operação de securitização de créditos de montante significativo.

«Não vamos ter resultados como no ano passado», sublinhou.

Segundo Vieira Monteiro, o banco que lidera tem «apoiado a economia portuguesa», destacando o crédito concedido às pequenas e médias empresas (PME).

Também o apoio às exportações foi mencionado, com o banqueiro a realçar que se mantém o aumento do crédito às empresas, conforme é possível constatar nas contas semestrais.