O lucro da Portugal Telecom (PT) subiu 64,3% nos primeiros nove meses do ano, face a igual período do ano passado, para 305 milhões de euros.

Em informação disponibilizada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT afirma que o resultado beneficiou do encaixe da venda da operadora macaense CTM.

Nos nove primeiros meses do ano, as receitas da operadora, que está em processo de fusão com a brasileira da Oi, caíram 8,8% para 4.547 milhões de euros, face ao período homólogo de 2012, refletindo principalmente o impacto da desvalorização do real brasileiro face ao euro.

O capex ascendeu a 864 milhoes de euros, equivalente a 19,0% das receitas, enquanto o capex dos negocios de telecomunicacoes em Portugal se situou nos 337 milhoões de euros, diminuindo 9,1% .

Até setembro, o cash flow operacional situou-se nos 489 milhões de euros, enquanto o free cashflow atingiu 65 milhões de euros. Excluindo a Oi e a Contax, o free cash flow situou-se nos 322 milhoes de euros.

Em 30 de setembro de 2013, a dívida líquida, ajustada pelo crédito fiscal ainda não utilizado relativo a transferência dos planos de pensões regulamentares para o Estado português, ascendeu a 7.574 milhões de euros