A Inapa - Investimentos, Participações e Gestão anunciou esta segunda-feira que vai entrar na Turquia através da compra da totalidade do capital da empresa turca Korda à KHB e Beteiligungs e à Korab International Holding, por um valor não divulgado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Inapa adianta que «este investimento vai permitir à empresa portuguesa a entrada num dos maercados mais dinâmicos do setor papeleiro, assumindo simultaneamente um lugar de liderança na Turquia e consolidando a presença do grupo neste negócio».

Sediada em Istambul, a Korda «é uma empresa líder no setor da distribuição de papel na Turquia, focada sobretudo na indústria gráfica e que serve mais de 2.500 clientes através de infraestruturas logísticas em Istambul, Ancara, Izmir e Adana», refere a empresa liderada por José Félix Morgado.

No ano passado, a empresa turca registou um volume de negócios acima dos 72 milhões de liras turcas (cerca de 30 milhões de euros) e distribuiu 41 mil toneladas de papel.

A Inapa é atualmente o quarto maior grupo europeu no setor da distribuição de papel, com vendas que ascendem o milhão de toneladas.

Com a entrada na Turquia, a Inapa consolida a sua presença internacional, estando presente na Alemanha, França, Suíça, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e em Angola.

No primeiro trimestre, o lucro da Inapa subiu 14% face ao período homólogo de 2012, para 1,11 milhões de euros e as vendas recuaram 6% para 228,3 milhões de euros.

O grupo português apresenta resultados da atividade durante os primeiros seis meses do ano a 21 de agosto.