A Galp Energia anunciou ter registado, nos últimos três meses do ano passado, aumentos da produção e das vendas, face ao mesmo período de 2012, apesar de algumas quedas da produção face ao trimestre anterior.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Galp Energia apresentou as estimativas operacionais e comerciais da empresa relativas aos meses de outubro a dezembro de 2013.

De acordo com a petrolífera, nos três últimos meses de 2013, a Galp Energia conseguiu aumentar a produção «net entitlement», ou seja, aquela a que a Galp Energia tem de facto direito, em quase 24,1% face ao mesmo período de 2012, refletindo o aumento da produção no Brasil.

Também o processamento de crude foi aumentado no período em análise (quarto trimestre do ano passado) face ao período homólogo de 2012, tendo crescido 13,6 por cento.

Em relação ao terceiro trimestre de 2013, o processamento de crude também apresentou uma queda, descendo 4,3 por cento.

Quanto às vendas, a Galp Energia refere ter registado crescimento tanto no negócio com clientes diretos como nas exportações para fora da Península Ibérica.

Segundo os dados hoje divulgados, as exportações para fora de Portugal e Espanha aumentaram 33,7% no quarto trimestre do ano passado, face a 2012, e também apresentaram uma melhoria de 22,4% face ao trimestre anterior.

Nas vendas a clientes diretos (incluindo vendas em África), o crescimento foi de 11,6% relativamente ao período outubro-dezembro de 2012 e de 2,2% face ao terceiro trimestre de 2013.

A empresa adiantou ainda que a subida das vendas foi registada também no negócio do gás e da eletricidade.

No primeiro caso (gás), o crescimento anual foi 24,6%, apesar de uma queda de 1,6% em termos trimestrais. No segundo caso (eletricidade vendida à rede), o aumento face ao quarto trimestre de 2012 foi de 41,1%, apesar de uma descida de 2,8% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2013.

Segundo a empresa no comunicado hoje divulgado, o valor médio do «dated Brent» no quarto trimestre do ano passado foi de 109,2 dólares por barril, menos 0,8% que no período homólogo de 2012 e menos 0,1% do que no trimestre anterior.

A Galp Energia apresenta os seus resultados referentes a 2013 a 10 de fevereiro, sublinhando que os dados hoje divulgados são apenas preliminares e podem sofrer alterações até essa data.