O construtor automóvel italiano Fiat anunciou esta terça-feira que vai investir cerca de cinco mil milhões de euros até 2018 para relançar a marca de alta gama Alfa Romeo, com oito novos modelos previstos.

Uma parte da produção (motores) e a montagem dos novos modelos serão feitas em Itália, precisa a Fiat no plano de estratégia 2013-2018, hoje apresentado aos investidores nos Estados Unidos.

Com este plano de expansão, a Fiat espera aumentar as vendas de veículos Alfa Romeo para 400 mil a partir de 2018, contra os 74 mil que vende atualmente.

Já no passado, o grupo Fiat/Chrysler tinha anunciado que pretendia reposicionar os segmentos mais sofisticados e mais rentáveis, com destaque para as marcas Alfa Romeo, Maserati e Jeep.

As vendas de veículos da marca Fiat devem aumentar de 1,3 milhão de unidades atualmente para 1,9 milhão até 2018, segundo o grupo, que prevê, no entanto, que as vendas na Europa, o seu principal mercado, permaneçam estáveis em 700 mil unidades nos próximos cinco anos.