A empresa russa NGCR SA vai investir cerca de dois milhões de euros em Oleiros, disse à Lusa o presidente do município local, José Marques.

O acordo, aprovado esta sexta-feira em sessão de câmara por unanimidade, será assinado no decorrer da próxima semana e permitirá à empresa russa utilizar as antigas instalações da fábrica de peluches Steiff, que pertencem à autarquia.

José Marques explicou à Lusa que «a empresa utilizará as instalações a partir de 1 de outubro».

A empresa irá fabricar em Oleiros «equipamentos de combate a incêndios, máquinas para obter poupança de energia em termos industriais e aparelhos para o tratamento de águas residuais».

O presidente da Câmara de Oleiros explicou que o acordo entre a autarquia de Oleiros e a NGCR começou a ser «negociado há três meses».

Quando estiver a funcionar em pleno, a empresa «empregará 90 funcionários, sendo uma grande percentagem engenheiros», disse o autarca.

José Marques sublinhou «que o acordo salvaguarda os interesses do concelho e que as pessoas de Oleiros terão preferência para os postos de trabalho que vão ser criados».

A NGCR vai ocupar as instalações da antiga fábrica Steiff em Oleiros, que encerrou em março deste ano e que deixou no desemprego 103 pessoas.