A empresa portuguesa Mobiag lançou hoje um projeto de «carsharing» em Lisboa. João Félix, da start-up gestora, idealizou um sistema de partilha de veículos espalhados pela cidade. A ideia é que as pessoas utilizem esses veículos como um carro próprio, deixando-os no destino de chegada à espera do próximo usuário.



Este sistema ainda está numa versão piloto, com a introdução de 40 carros tipicamente urbanos em Lisboa sendo que os percursos cobrem as principais zonas empresariais da cidade, de Entrecampos ao Chiado.

De acordo com as declarações de João Félix à Lusa, «a ideia é expandir esta zona de operação, assim como aumentar a oferta de carros para 60 até ao final do verão e para 100 até dezembro.»

Relativamente ao funcionamento, o utilizador deve aceder à aplicação na internet ou no smartphone para reservar o carro que está mais próximo, abre a viatura através do telemóvel ou de um cartão específico e encontra a chave lá dentro. Quando termina a viagem coloca a chave no mesmo sítio.

A start-up gestora deste sistema de aluguer de carros em rede viu no «carsharing» um potencial negócio quando, em 2009, se verificou uma quebra das vendas automóveis.