A EDP Renováveis chegou a acordo com duas subsidiárias da Axo Group para venda de uma participação de 49% do capital e respetivos empréstimos acionistas de um portfólio de parques eólicos em França, com 100 megawatts de capacidade.

Em comunicado, a EDP Renováveis esclarece que, considerando o preço da transação com as empresas Axpo Power AG e Centralschweizerische Kraftwerke AG, o enterprise value [valor da empresa] implícito para 100% dos ativos ascende a 126 milhões de euros.

De acordo com a empresa, «a estratégia de rotação de ativos é um dos objetivos centrais da EDPR, que, permitindo cristalizar o valor do cash-flow futuro dos projetos e reinvestir no desenvolvimento de projetos com valor acrescentado, contribui para a sua estratégia de autofinanciamento».

A EDPR acrescenta ter já completado quatro transações de rotação de ativos (com Borealis, CTG, Fiera, Axium e Axpo), alcançando um total de 620 milhões de euros com a venda de participações minoritárias em parques eólicos em operação.