A EDP Renováveis anunciou esta segunda-feira que fez uma estrutura contratual de project finance com o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) para um parque eólico na Polónia, com uma capacidade de 80 MW.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis avança que a dívida de longo prazo contratada totaliza 301 milhões zlotys (72 milhões de euros), acrescentando que é «expectável» que o encaixe desta operação aconteça no início do próximo ano.

O project finance é uma modalidade de estruturação financeira de projetos, utilizada para o desenvolvimento de grandes investimentos de infraestruturas, onde o fluxo de caixa gerado pelo projeto é a principal fonte de pagamento do serviço.

Neste projeto, refere a empresa, «a estratégia de financiamento da EDP Renováveis baseia-se na contratação de dívida de longo prazo em moeda local a preços competitivos, com o objetivo de minimizar os riscos de refinanciamento e de reduzir os riscos de variações cambiais».

Esta é a quinta estrutura contratual de project finance da EDP Renováveis na Europa de Leste, num total de 445 milhões de euros.