O diretor-geral da Conforama Ibérica, Manuel Estévez, anunciou esta sexta-feira a abertura de seis novas lojas em Portugal, num investimento global de 20 milhões de euros, prevendo criar 240 novos postos de trabalho até 2017.

O responsável, que falava esta manhã na cerimónia de reabertura do novo espaço no centro comercial CascaisShopping, sublinhou que a empresa tem «enormes ambições».

«Daqui a três anos queremos ter 10 lojas em Portugal, sendo que a primeira loja a abrir será já no final de setembro no Funchal, na Madeira, a primeira presença da Conforama nas ilhas», disse.

Manuel Estévez prometeu ainda anunciar a abertura de mais lojas até ao final do ano.

«Sabemos que estes são momentos difíceis para a economia portuguesa e, por isso, este investimento faz parte da nossa estratégia de expansão para reforçar o posicionamento da marca no mercado mobiliário. Queremos alcançar o segundo lugar na venda de mobiliário e decoração em Portugal», acrescentou.

Presente no mercado português desde 1992, a Conforama irá, desta forma, até ao final de 2017, alargar a sua rede de lojas para 10 estabelecimentos, já que atualmente existem quatro em funcionamento: Cascais, Amadora, Vila Nova de Gaia e Albufeira.

O espaço do CascaisShopping foi hoje reaberto ao público, a primeira das quatro lojas a inaugurar a nova imagem da marca francesa.

«Temos agora 5 mil metros quadrados de sala de exposição, num espaço mais moderno, decorativo e jovem. Estamos muito orgulhosos de ter uma loja como esta», afirmou Manuel Estévez.

Na cerimónia de hoje, o diretor-geral da Conforama Ibérica assinou ainda um acordo de parceria com o Teatro Confluência de Cascais, que luta contra o seu encerramento.

A marca comprometeu-se a assegurar o novo conjunto de cadeiras para a plateia e ainda a decoração de vários espaços e salas do edifício.

Os atores Ricardo Carriço e Ruy de Carvalho, que se têm dedicado à angariação de fundos para manter o teatro ativo, louvaram o apoio da Conforama.

«Que bom que é que grandes grupos como este tenham consciência social e cultural. Precisamos de muito mais apoios para uma obra que foi acautelada em 70 mil euros, mas entretanto reduzida para 50 mil. Ainda precisamos de 25 mil euros, mas esta ajuda é um novo alento e trouxe-nos oxigénio», disse Ricardo Carriço.

A nível mundial, a Conforama conta com uma rede de 272 lojas, incluindo 206 em França e 66 distribuídas por Portugal, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Itália e Croácia.

O grupo conta com 13.200 colaboradores e as vendas foram, em 2011/2012, superiores a 3 milhões de euros.