A China Three Gorges (CTG), maior acionista da EDP, vai manter inalterado o plano de investimentos na elétrica portuguesa, após a mudança na liderança, garantiu hoje à Lusa um representante da empresa chinesa.

«Não há razões para qualquer mudança. Nos últimos três anos, as relações entre as duas empresas deram bons resultados. Por isso, vamos manter a estratégia para o benefício de ambas as partes», disse hoje à Lusa um representante da CTG, em Lisboa.

Segundo o responsável da empresa chinesa, a estratégia para a EDP não terá qualquer alteração com a saída de Cao Guangjing da presidência da CTG para assumir o cargo de vice-governador da província de Hubei, no centro da China.

«Existe um plano de negócios até 2020 e é para cumprir.

Somos investidores de longo termo e estamos confiantes no futuro da EDP», acrescentou.

A mudança na direção da CTG, anunciada esta semana, ocorre um mês depois de serem conhecidos os resultados de uma investigação à empresa feita pela Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chines (PCC). Mas Cao Guangjing afirmou não haver «nenhuma relação [entre os dois factos]».

A China Three Gorges tornou-se o maior acionista da EDP em 2012, depois de ter pago 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica liderada por António Mexia.

Foi um dos maiores investimentos chineses na Europa e o início de uma nova era nas relações económicas luso-chinesas.

A participação no capital da EDP detida pela China Three Gorges foi comprada ao Estado português na sequência de um processo de privatização a que concorreram também duas empresas brasileiras e uma alemã.

A presidência da China Three Gorges passará a ser ocupada por Lu Chun, que já tinha trabalhado com Cao Guangjing na construção da Barragem das Três Gargantas do rio Yangtze.

Cao Guangjing considerou «um passo normal» a sua saída da empresa e negou que a mudança esteja relacionada com uma recente investigação feita aquela companhia estatal chinesa.

O diretor-geral da empresa também mudou, com Chen Fei a ser substituído por Wang Lin.