A TVI garantiu a liderança do consumo de televisão em Portugal no mês de agosto. Segundo o comunicado da estação de Queluz de Baixo, de acordo com a GfK a TVI registou um share líder de 23,2%, ocupando a segunda posição a SIC com 18,1% seguida da RTP1 na terceira posição com um share de 14,4%.

Também no horário nobre a TVI garantiu a primeira posição com uma quota ainda mais expressiva ao registar 28,7%, ou seja uma vantagem de 5,9 pp de share sobre o canal no segundo lugar, a SIC, a qual registou 22,7%, seguida da RTP1 13,5%.

Nos principais serviços noticiosos, o «Jornal da Uma» obteve uma quota mensal líder de 25,5% com base em 740 mil espetadores diários. Também o «Jornal das 8» da TVI é o mais visto com um milhão e 27 mil espetadores e 27% de share. Este foi o único serviço noticioso a registar mais de um milhão de espetadores na média do mês de agosto.

Neste mês é de salientar o regresso de Judite Sousa, com a realização de uma entrevista a Cristina Ronaldo, transmitida em duas partes nos dias 27 e 28 do mês e que liderou de forma clara com uma quota de audiência 35,6% com base em 1 milhão e 547 mil espetadores. O conjunto das duas entrevistas obteve uma audiência total de 2,9 milhões de portugueses.

No desporto os três jogos de futebol transmitidos pela estação obtiveram audiência médias superiores a 1,5 milhões de espetadores, sendo que o jogo mais visto foi o play-off da Champions League (a época 2014-2015 vai ser um exclusivo da TVI e TVI24) entre o FC Porto e o Lille o qual registou 1,8 milhões de indivíduos e uma quota de 42,4%.

TVI lidera manhãs

Relativamente aos restantes períodos do dia a TVI garante uma liderança transversal sendo igualmente a mais vista na manhã (21,1% de share), almoço, também na tarde (21,4%) e na madrugada com 18,2%.

Tendo decorrido os primeiros oito meses de 2014, as estimativas de audiência confirmam que a TVI é o canal mais visto com um share médio de 23,4% no total do dia e 26,4% no horário nobre.

Ficção também é favorita

Na ficção nacional, as novelas da noite da TVI também foram as mais vistas nos horários de exibição: a novela «O Beijo do Escorpião» obteve uma média mensal de 30,9% de share (29,6% para a novela da SIC, «Sol de Inverno»).