O gigante japonês da eletrónica Sony pediu esta sexta-feira aos proprietários de portáteis da série 'Vaio Fit 11A' para que «deixem de usar imediatamente» este equipamento devido a um problema de bateria.

«Há um risco de sobreaquecimento da bateria que pode danificar uma parte do computador», indicou o grupo em comunicado, citado pela Lusa.

Cerca de 25 mil unidades foram vendidas até agora em todo o mundo, disse um porta-voz.

«Pedimos aos clientes que desliguem imediatamente o portátil, tirem os cabos do computador e da tomada e que deixem de os usar», escreveu a Sony no comunicado.

«Estamos a estudar a monitorização e a reparação gratuita dos produtos afetados», explicou o grupo, que está a tentar encontrar os números de série potencialmente afetados.

A Sony «divulgará informações pormenorizadas nas próximas duas semanas», acrescentou.

De acordo com um porta-voz, as baterias afetadas não são modelos Sony, mas foram fornecidas pela empresa nipónica Panasonic-Sanyo, um dos dois maiores fabricantes de baterias recarregáveis de lítio.

Os 'Vaio Fit 11A' são os novos computadores portáteis, denominados 'multi-flip', que se transformam em 'tablet' quando o ecrã se sobrepõe ao teclado.