Madalena Cascais Tomé foi eleita esta segunda-feira em assembleia-geral a nova presidente executiva (CEO) da SIBS e Vítor Bento eleito presidente do Conselho de Administração da holding responsável pela gestão da rede Multibanco em Portugal.

Em comunicado, a empresa refere que Madalena Cascais Tomé, até aqui quadro da Portugal Telecom, vai «liderar um novo ciclo reforçando a capacidade competitiva, inovadora e de eficiência das empresas do grupo SIBS para responderem a três desafios principais: a nova regulação europeia, a excelência operacional e a evolução digital».

Já Vitor Bento, presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva desde 2000 até julho do ano passado, «dando fim a um ciclo de 14 anos na liderança executiva», regressa como chairman após uma breve passagem pelo BES e pelo Novo Banco.

O economista retomou as funções de Conselheiro de Estado, que havia iniciado em 2009, mas que foram suspensas para assumir a liderança do BES.

A assembleia-geral da SIBS reconduziu ainda João Luís Baptista e Luís Flores como administradores executivos.

A SIBS tem como acionistas, entre outros, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Comercial Português, o Banco Santander Totta, o Banco BPI, o Novo Banco, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Portugal), o Banco Internacional do Funchal, a Caixa Económica Montepio Geral, o Banco Português de Investimento, o Banco do Brasil, o Barclays Bank, o Banco Popular Portugal, a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, o BNP – Paribas, o Banco Activobank (Portugal), o Banco BIC Português e o Deutsche Bank (Portugal).