«Eu pertenci ao exército, tinha um general, eu era uma alta patente e esse exército perdeu»ilação

«O futuro dirá de quem é responsabilidade efetiva sobre esta situação. A autocrítica que eu fiz é muito pragmática. Um exército que perde, perde os seus generais, mas não é uma crítica definitiva»










Já sobre Salgado descreveu-o como o homem forte, o «responsável máximo», «preocupado com os detalhes», Era «natural» que soubesse de tudo o que se passava no grupo, reconheceu, acabado por admitir até que era o ex-patrão do BES quem comandava pelouros que deviam caber-lhe a si. E mais:

«Já todos concluímos que o dr. Ricardo devia ter saído há mais tempo, porque ele não podia ser o responsável pela blindagem do BES»

ring fencing



José Maria Ricciardi: o grande alvo 

foi o «único» a querer mudar o rumo das coisas, sentindo-se «traído» por todos os outrosperante a insistência do PSD em apontar o dedo só a Salgado, disse que o departamento de risco estava nas mãos do primo e que as perguntas sobre isso deviam ter sido feitas há dois dias

«O BESI não tinha mero papel administrativo». Nas operações de papel comercial «de qualquer cliente, incluindo a Rioforte e a ESI», era o BESI «quem definia» e «aprovava» tudo





«BES distribuiu papel comercial de forma transparente»



«Podíamos ter sido mais rigorosos com Angola»



«Se me diz que o problema era estarmos a dar crédito sem informação correta e viável e a emprestar dinheiro, mesmo com garantias, mal concedido, aceito essa observação»


«Está lá tudo. Tudo»



«as incertezas» geradas por Carlos Costa quanto à transição da liderança do banco geraram «stress»

«Fui um pouco vítima de sucessão atabalhoada»

«Estou de consciência tranquila, alertei os meus colegas, que ficaram de tomar diligências», como se «vê pelas atas entregues ao Banco de Portugal» . «Aceito, coletivamente as responsabilidades todas. Mas não é o CFO que manda no banco todo, nem tinha responsabilidades no risco»


«a tempestade perfeita»6,8 mil milhões de euros de depósitos foram à vida no mês fatídico