A agência de rating Moody’s considera positivo o aumento de capital da Caixa Económica Montepio Geral em 250 milhões de euros, subscrito pela Associação Mutualista. Ainda assim, a agência avisa que persistem desafios na qualidade dos ativos, caso de crédito malparado.

Esta transação é positiva para os credores do Montepio porque fortalece a capacidade do banco de absorver capital perante os significativos desafios na qualidade dos ativos”.

Para a empresa de notação financeira, o banco mutualista Montepio continua a apresentar “ainda fraca capacidade de absorção dos riscos” face ao crédito malparado e ativos imobiliários que detém em balanço e que podem significar perdas.

O Banco de Portugal obrigou o Montepio a fazer um aumento de capital e, entretanto, Associação Mutualista lançou uma OPA - Oferta Pública de Aquisição para tirar do mercado as unidades de participação.

Um dos objetivos, acreditam os analistas, é preparar a entrada de outro tipo de futuros acionistas no capital da Caixa Económica Montepio Geral, como a Santa Casa da Misericórdia.