O Banco Comercial Português (BCP) anunciou esta quinta-feira que vendeu 15,41% do Bank Millennium, na Polónia, por 6,65 zlotys por ação, ou seja, um encaixe total de cerca de 1.240 milhões de zlotys (304 milhões de euros).

O banco português anunciou na quarta-feira que iria fazer uma colocação acelerada de até 186.979.631 ações ordinárias do Bank Millennium, representativas de até 15,41% do capital social.

Após a conclusão da colocação acelerada, o BCP vai continuar a deter uma participação maioritária no capital social do Bank Millennium, correspondente a 50,1% do capital social.

«Enquanto acionista maioritário, o BCP continua plenamente comprometido com o Bank Millennium, assim como com a Polónia, que continua a ser fundamental no seu franchise e na sua estratégia», refere o banco em comunicado.

Na quarta-feira, o BCP dizia que o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) iria participar na colocação, sendo que «obteve as necessárias autorizações internas para participar» e encontra-se «a considerar um investimento de até 270 milhões de zlotys (cerca de 66 milhões de euros) para a aquisição de ações do Bank Millennium, representativas de até 3% do total do capital social da sociedade».

O BCP «assumiu um compromisso de lockup pelo prazo de 180 dias relativamente à alienação adicional de ações» do banco polaco.