A Zon Optimus anunciou esta terça-feira uma Oferta Pública de Venda (OPV), dirigida a trabalhadores do grupo, de um máximo de 1.750.000 ações ordinárias, escriturais e nominativas, com valor nominal de 0,01 euros e representativas de 0,340% do capital social da operadora.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Zon Optimus refere que a oferta é válida apenas para hoje, podendo as ordens de compra ser dadas das 01:00 às 12:00, e é dirigida à generalidade dos trabalhadores das empresas do grupo (Zon Optimus e quaisquer sociedades em que esta empresa detenha, direta ou indiretamente, uma participação).

As ações serão oferecidas por um preço calculado com base no preço de fecho de segunda-feira dos títulos da Zon Optimus, ao qual é aplicado um desconto de 90%.

O objetivo da OPV é «a implementação de um mecanismo de remuneração variável que visa o alinhamento dos interesses dos visados pela Oferta com os objetivos e interesses empresariais dos acionistas da Zon Optimus, a sua fidelização no grupo e ainda, consequentemente, o fomento dos resultados empresariais do grupo», lê-se no anúncio.

Atualmente, o capital social da Zon Optimus é de 5.151.613,80 euros, integralmente subscrito e realizado e representado por 515.161.380 ações ordinárias, escriturais e nominativas e com o valor nominal de 0,01 euros cada.

Nos termos do anúncio, o número determinado de ações que cada destinatário poderá adquirir ser-lhe-á «comunicado individualmente».

Entretanto, a CMVM informou, em comunicado, que está em curso a apreciação da conformidade do anúncio e da oferta, «com as disposições legais aplicáveis».