A espanhola Telefónica apresentou uma oferta vinculativa de 295 milhões de euros para a compra de 22% do capital social da plataforma de televisão paga Digital Plus (Distribuidor de Televisão Digital) controlados pela Mediaset.

Com a compra a operadora de telecomunicações passaria a controlar 100% da Digital Plus, depois de no início do mês ter fechado com a Prisa um acordo de compra dos 56% que o grupo de imprensa detinha da Plus, pelo valor de 750 milhões de euros.

Numa nota remetida à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) a Telefónica recorda que a Mediaset receberá outros 10 milhões de euros se a operação com a Prisa, à espera de luz verde dos reguladores, se concretizar.

A Mediaset poderia receber outros 20 milhões de euros dependendo da evolução do número de clientes da Digital Plus durante os quatro anos seguintes ao fecho da operação.

A Telefónica explica que, se a Mediaset aceitar a oferta da Telefónica, desiste do seu direito preferencial sobre a participação da Prisa, recebendo, por isso, «30 milhões de euros adicionais aos valores acima referidos».