A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública parcial e voluntária de aquisição (OPA) de um máximo de 24,16% do seu próprio capital social, oferecendo o equivalente 2,45 euros por cada ação, anunciou hoje a empresa.

«A Sonaecom, na sequência da decisão de hoje do seu Conselho de Administração, tornou público o lançamento de uma oferta pública parcial e voluntária de aquisição de um máximo de 88.479.803 ações, representativas de 24,16% do seu próprio capital social», lê-se no comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Sonaecom afirma que, com esta operação, pretende «conferir a opção aos seus acionistas de alienar, em condições de igualdade, as suas ações», por contrapartida da entrega das 37.489.324 ações Zon Optimus detidas diretamente.

A empresa explica que a operação surge na sequência da conclusão da fusão entre a Optimus e a Zon Multimédia, da qual resultou a Zon Optimus SGPS, tendo a Sonaecom passado a deter diretamente 37.489.324 ações, representativas de 7,28% do capital social e dos direitos de voto da Zon Optimus e uma participação de 50% na Zopt.