A Standard & Poors afirmou esta terça-feira o rating de longo prazo ¿BB+¿ e curto prazo de ¿B¿ da EDP e da EDP Finance BV e altera o outlook para estável, de acordo com comunicado enviado à CMVM.

Segundo o mesmo comunicado, «a manutenção do rating e a alteração do outlook para estável reflete a revisão realizada à República de Portugal, em 17 de janeiro de 2013».

«A S&P afirmou que o outlook da EDP reflete agora a expectativa de que o perfil de risco do negócio e do risco financeiro permanecerão resilientes apesar de condições de mercado, económicas e regulatórias difíceis e incertas em Portugal e Espanha», refere a EDP.

De acordo com o mesmo comunicado, a agência de notação «considerou ainda que a dívida da EDP continuará a diminuir gradualmente e os seus rácios de crédito vão continuar a reforçar gradualmente nos próximos dois anos, suportada por vendas adicionais de ativos, operações de securitização do défice tarifário, e cortes no investimento operacional».

«A redução do rating de longo prazo da República de Portugal até dois níveis manterá o rating da EDP inalterado, se todos os outros fatores permanecerem iguais», concluiu.