As bolsas europeias seguem em alta esta manhã, animadas pelos resultados empresariais que tem sido conhecidos e que têm superado as estimativas dos analistas. A manter-se a tendência até ao encerramento da sessão, esta deverá ser a melhor semana do ano para as praças do Velho Continente.

Nos EUA, a última sessão também foi de ganhos, num dia em que o Facebook disparou 30% animado pelos lucros do segundo trimestre.

Em Lisboa, o PSI20 segue a tendência, ao ganhar 0,33% para 5.749,93 pontos. Também por cá têm sido apresentados resultados acima do esperado. Ontem foi a vez da EDP, que anunciou um aumento de 4% nos lucros da primeira metade do ano, para 603 milhões de euros. As ações sobem 0,67% para 2,55 euros.

No mesmo setor, a Galp, que apresenta resultados na segunda-feira, também sobe 0,7% para 12,16 euros.

Nota positiva ainda para a PT, que trepa 0,74% para 2,87 euros.

No setor financeiro, o BPI, o primeiro dos bancos a apresentar resultados, registou uma queda de 30% nos lucros, mas conseguiu ainda assim superar a expetativa dos analistas. As ações sobem 0,59% para 1,02 euros. O BES também ganha 0,55% para 73 cêntimos. Os analistas apontam para prejuízos na casa dos 140 milhões de euros na primeira metade do ano.

A liderar os ganhos volta a estar o Banif, em alta de 1,92% para 5,3 cêntimos, mantendo a volatilidade que tem marcado a negociação das ações do banco desde que arrancou o aumento de capital.

O BCP segue estável nos 9,6 cêntimos por ação. Para o banco, os analistas anteveem um prejuízo superior a 400 milhões de euros.