A Portugal Telecom segue a ganhar 2,3% nos 1,41 euros, depois das quedas acentuadas que tem registado nos últimos tempos.

O empréstimo de 900 milhões de euros em papel comercial à Rioforte, que não foi pago na data prevista e que eventualmente terá de entrar no passivo da empresa tem pressionado a cotada.

Já esta quinta-feira, depois do fecho do mercado, Henrique Granadeiro anunciou que renuncia aos cargos que ocupa na empresa. Esta manhã a cotada somou fortes quedas, mas entretanto está a negociar acima da linha de água.

Mas a subida da telecom não é suficiente para puxar pelo PSI-20, que segue a derrapar 1,29% nos 5.382,81 pontos, com o setor da banca a continuar a pressionar o índice: Banif cai 6,9%, nos 0,007 euros por ação, enquanto o BCP tomba 4,8%, fixando o preço das ações em 0,08 euros. O BPI também mantém a tendência, ao cair 2,6%, nos 1,41 euros por ação.

Depois de um início de sessão a negociar abaixo da linha de água, as principais praças europeias seguem agora em terreno misto: no verde, Milão ganha 1,2% e Madrid sobe 0,5%. No vermelho estãp Paris, que desce 0,2%, Londres, que cai 0,6% e Frankfurt, que desliza 0,9%.