O PSI-20 abriu a sessão em alta e segue a somar 0,68% pra os 5.186,24 pontos, uma tendência que se verifica na maioria das praças europeias, que estão expectantes para saber se o presidente do Banco Central Europeu vai ou não finalmente anunciar o programa de compra de dívida soberana.

Mas em Lisboa é a PT SGPS que puxa pelo índice, ao trepar 10,8%, com as ações a cotar a 71 cêntimos. A assembleia geral de acionistas, que decide a venda da PT Portugal aos franceses da Altice, está agendada para esta tarde.

No setor da Energia, destaque para a Galp, que avança 1,7% para os 9,42 euros, em contraciclo com a descida do preço do petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, de referência para a Europa, está a cotar a 48,58 dólares.

A EDP avança 0,9%, com os títulos a valer 3,52 euros.

No setor da banca a tendência também é positiva: o BPI soma 0,97%, para os 0,94 euros, enquanto o BCP ganha 0,3%, mantendo o valor das ações em 0,07 euros.

Na Europa, à exceção de Paris, que cai 0,2%, tudo no verde.

A reunião do conselho de governadores do BCE acontece esta quinta-feira e ainda este mês o presidente Mario Draghi tinha admitido, em carta, avançar já este mês para o «quantitative easing», no sentido de combater a deflação e impulsionar a economia.

Madrid avança 0,6%, Londres e Milão ganham 0,2% e Frankfurt soma ligeiros 0,1%.